O Sentido da Vida




Não, não estou aqui para dizer como ter um filho dá sentido à vida. Um filho dá um novo sentido à vida, um filho dá uma nova perspectiva e é provavelmente uma das melhores coisas que nos podem acontecer, mas… é bom lembrar que somos pessoas e que a nossa vida deve ter um sentido independentemente dos nossos pequenos. Agora, que o sentido é diferente… lá isso é.

Hoje, ao conversar com uma amiga sem filhos, dei-me conta de uma estranha realidade. Dei comigo a pensar, primeiro que ela era um bocado superficial e depois, o meu pensamento foi “Vê-se logo que não tens filhos.” E não, não foi no sentido de ela ser menos seja o que for por isso, mas sim porque as nossas preocupações são completamente diferentes…

Então, pus-me a recordar como era antes (e é tão difícil, apesar de na verdade não ter passado assim tanto tempo) para tentar colocar-me no lugar dela e poder compreender um pouco melhor.

Lembro-me das preocupações com os grandes projectos futuros e de carreira, de achar que o meu bem-estar era o mais importante de tudo. Lembro-me de achar as mães ridículas por nunca serem capazes de por os seus objectivos pessoais à frente do que precisavam os pequeninos.

Agora estou do outro lado da barricada e mesmo lembrando-me de tudo isto, não consigo deixar de evitar um ligeiro sorriso de desdém perante a gravidade que é não ter tempo para ir cortar o cabelo ou precisar mesmo de passar um dia inteiro a relaxar

Dou comigo, um tanto estupefacta, a pensar em tantas pequenezas e preocupações que agora me parecem tão ridículas, apesar de também já as ter tido, há muito tempo atrás, quando achava que as mamãs é que eram as parvas.

E não, não estou a julgar quem por escolha ou acaso não tem filhos, estou apenas a partilhar um sentimento (do qual nem me sinto particularmente orgulhosa) com o qual, tenho a certeza, muitas outras mães irão identificar-se.

Posto isto, só me resta dizer, para mim e para os outros, julguem menos, apoiem mais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As provas de aferição...

Glovo: A ajuda que precisávamos?

O Drama das Arrumações (só que não)